Com a temporada 2022 da Fórmula 1 estando muito próxima de sua décima etapa do calendário, onde essa tem o atual campeão mundial como líder do campeonato, traremos nesta matéria os 25 maiores campeões deste esporte que leva milhões de fãs aos circuitos espalhados mundo a fora.
Sempre lembrando que entre esses, falando aqui de Lewis Hamilton - piloto inglês da Mercedes que possui sete títulos, ele ao lado de Michael Schumacher é o maior de todos, mas é o único ainda em atividade.
Voltando ao atual campeão, o jovem piloto holandês da Red Bull Racing aparece ao lado de grandes nomes, como por exemplo: Alan Jones, Kimi Raikkonem e Nico Rosberg.
Max Verstappen de apenas 24 anos é o campeão de Fórmula 1 que abrirá a nossa lista dos 25 maiores campeões da história da principal categoria do automobilismo mundial; vamos a ela:
Os 25 maiores campeões da F1
25º - Max Verstappen
- Título Mundial de F1: Um
Sim, o piloto holandês é o atual campeão mundial de Fórmula 1, tendo obtido esse título inédito até então, na temporada 2021; em atividade, Verstappen é o atual líder do Mundial de Pilotos na temporada 2022.
24º - Nico Rosberg
- Título Mundial de F1: Um
O ex-piloto alemão de 36 anos é o Campeão Mundial da temporada 2016, quando esse defendia as cores da Mercedes. Com passagem ainda pela Williams na principal categoria do automobilismo mundial, Rosberg logo após a conquista de seu único título da F1, abandonou a mesma, saindo em alta. Lembramos também que o alemão fora vice-campeão em duas oportunidades: 2014 e 2015.
23º - Kimi Raikkonen
- Título Mundial de F1: Um
Denominado como o "Homem de Gelo" por conta de seu temperamento, o piloto finlandês que se aposentou em 2021 foi campeão da Fórmula 1 em 2007, a bordo da McLaren/Mercedes.
22º - Alan Jones
- Título Mundial de F1: Um
Campeão Mundial de F1 em 1980, Alan Jones faz parte de um grupo de três pilotos que representaram e muito bem a Austrália. Além do título conquistado em 1980, o piloto em destaque ainda obteve seis poles, vinte e quatro pódios, doze vitórias e duzentos e seis pontos em sua história na Fórmula 1.
21º - Jacque Villeneuve
- Título Mundial de F1: Um
Campeão da Fórmula 1 em 1997, o piloto canadense está marcado na história da principal categoria do automobilismo mundial, uma vez que é o único de seu país a conquistar tal feito.
20º - Denny Hulme
- Título Mundial de F1: Um
Outro piloto australiano campeão mundial de Fórmula 1; esse conquistado em 1967, onde durante sua passagem pela categoria, obteve 8 vitórias, 33 pódios e 248 pontos. Denny foi piloto da Brabham e McLaren.
19º - Keke Rosberg
- Título Mundial de F1: Um
Assim como seu filho, Nico Rosberg, Keke também fez história na principal categoria do automobilismo mundial ao sagrar-se campeão em 1982, onde não durou muito na Fórmula 1.
18º - Phil Hill
- Título Mundial de F1: Um
Campeão da Fórmula 1 em 1961, Hill foi o primeiro campeão mundial norte-americano da categoria, sendo um grande exemplo para seus compatriotas dentro dos Estados Unidos.
17º - Mario Andretti
- Título Mundial de F1: Um
Seguindo o caminho de Phil Hill, Mario Andretti é outro piloto norte-americano campeão mundial de F1; título esse conquistado na década de 70, para ser mais exato, em 1978.
16º - Nino Farina
- Título Mundial de F1: Dois
Italiano que marcou a Fórmula 1, foi o primeiro campeão mundial da categoria, tendo assim seu nome gravado em toda a história da modalidade; o mesmo possui dois títulos.
15º - Emerson Fittipaldi
- Título Mundial de F1: Dois
Emerson, aos 75 anos de idade foi o primeiro piloto brasileiro a conquistar um título na F1, marcando seu nome na categoria de campeões por duas vezes. Com 14 vitórias, 35 pódios e 6 poles, Fittipaldi andou a bordo de três equipes na Fórmula 1.
14º - Alberto Ascari
- Título Mundial de F1: Dois
Ascari assim como Nino, marcou seu nome na Fórmula como um dos primeiros campeão da categoria, tendo conquistado a mesma por duas vezes, nos anos 50: 1953 e 1954.
13º - Graham Hill
- Título Mundial de F1: Dois
Com 18 temporadas em sua história de Fórmula 1, Graham Hill marcou seu tempo como o primeiro piloto inglês a ser campeão. Além deste feito, foi ele também um dos primeiros a ser dono de uma equipe e a correr no próprio carro.
12º - Jim Clark
- Título Mundial de F1: Dois
Inglês assim como Hill, Jim Clark foi o segundo britânico a conquistar a principal categoria do automobilismo mundial; conquistando o título da F1 por duas vezes.
11º - Mika Hakkinen
- Título Mundial de F1: Dois
Um dos maiores rivais de Michael Schumacher, Mika Hakkinen conquistou dois títulos na Fórmula 1, além desses, como já dito no início, ficou famoso por ser um dos principais rivais do lendário Schumacher, o maior campeão de todos os tempos ao lado de Hamilton.
10º - Fernando Alonso
- Título Mundial de F1: Dois
Atualmente a bordo da Alpine/Renault, o piloto espanhol segue na principal categoria do automobilismo, onde já viveu o age, conquistando dois mundiais.
9º - Jack Brabham
- Título Mundial de F1: Três
Com três títulos mundial de Fórmula 1, Jack Brabham que conquistou a modalidade em 59, 60 e 66, marcou época, deixando um legado na categoria.
8º - Jackie Stewart
- Título Mundial de F1: Três
Escocês de nascimento, Stewart como piloto inglês conquistou a Fórmula 1 por três vezes, onde se tornou até hoje em um dos maiores da modalidade.
7º - Nelson Piquet
- Título Mundial de F1: Três
Depois de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet foi o segundo brasileiro a conquistar títulos pela F1; o tricampeão mundial somou mais de 400 pontos na categoria, da qual obteve 60 pódios, 23 vitórias e 24 poles.
6º - Niki Lauda
- Título Mundial de F1: Três
Dono da Lauda Air e ex-direito da Mercedes GP, Niki Lauda conquistou a principal categoria do automobilismo mundial por três vezes. Quando piloto, o austríaco dominou a categoria, marcando seu nome na história da F1.
5º - Ayrton Senna
- Título Mundial de F1: Três
O maior de todos os tempos da categoria, e o maior entre todos os pilotos brasileiros que pisaram na Fórmula 1 até os tempos de hoje, Senna é uma lenda entre os fãs do automobilismo. Morto em um acidente em San Marino, no ano de 1994, durante o Grande Prêmio da época, ele é o grande ídolo de Lewis Hamilton.
4º - Sebastian Vettel
- Título Mundial de F1: Quatro
Com quatro títulos mundiais, Vettel que hoje segue na Fórmula 1, já viveu tempos gloriosos na categoria, quando a bordo da Red Bull e da Ferrari, conquistou seus títulos de campeão mundial.
3º - Alain Prost
- Título Mundial de F1: Quatro
Com quatro títulos mundiais, o piloto francês que conta com 51 GPs em sua passagem pela F1, teve seu auge na década de 80, sendo ele um dos principais rivais de Ayrton Senna.
2º - Juan Manuel Fangio
- Título Mundial de F1: Cinco
Com cinco títulos mundiais em sua carreira, o argentino Juan Manuel Fangio dominou a primeira década da Fórmula 1, conquistando seu primeiro título em 1938.
1º - Michael Schumacher e Lewis Hamilton
- Título Mundial de F1 - Sete
Lado a lado, mas cada um em seu tempo, possuem sete títulos mundiais de Fórmula 1, dividindo assim o posto mais alto deste ranking. Entre os dois, apenas Lewis Hamilton poderá se tornar de forma isolada, o maior vencedor da Fórmula 1, com mais títulos mundiais em toda história da categoria. Vale lembrar que os dois chegaram a competir na F1, nos últimos anos de Michael Schumacher na categoria.
Siga o Palpite Diário no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias, palpites e prognósticos esportivos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.