Neste início de semana saiu uma pesquisa realizada pelo jornal "O Globo" em parceria com o Ipec que revela o número de brasileiros que não torcem por nenhum time de futebol; os dados superam os números da maior torcida do país - a do Flamengo.

O levantamento feio pelo jornal e pelo instituto acima apontados, diz que praticamente ¼ dos brasileiros alegam não ter clube algum, ou seja, não torcem para time algum, seja ele nacional ou estrangeiro.

Os números da pesquisam apontaram que 24,4% dos entrevistados alegam não ter uma equipe do coração, onde entre os homens, apenas 13,6% disseram não torcer por nenhum time de futebol; já entre as mulheres, esse número passou para 33,6%.

Na região sul, o número de pessoas que dizem não torcer para nenhum clube de futebol, é de 25%, já no nordeste, a região com maior quantidade de não torcedores, ficou em 30% dos entrevistados, enquanto isso na região sudeste este número é de 20,5%.

Classe Social

Se formos pegar os dados por classe social, essa pesquisa aponta que os mais pobres é que estão em maior número de não torcedores do futebol, onde aqueles com renda de até um salário mínimo atingiram a marca de 31,1%. Já entre os que possuem acima de cinco salários, esse número ficou em 14,4% das pessoas que não possuem time algum.

Já entre os moradores das capitais, 20,4% são clubistas, enquanto no interior esse percentual aumenta, passando para 26,9%.

Vale salientar que a pesquisa aqui descrita contou com 2 mil entrevistados presenciais em 126 municípios de todo o Brasil; a mesma fora realizada entre os dias 1º a 5 de julho, com pessoas acima dos 16 anos.