As semifinais da Copa do Brasil 2022 foram definidas no último meio de semana. Por um lado, o Corinthians conseguiu o expressivo resultado de 4 a 1 depois de ter perdido por 2 a 0 para o Atlético-GO fora de casa, conquistando, assim, a classificação para a fase seguinte do torneio. Além disso, o Flamengo derrotou o Athletico-PR com um golaço marcado pelo atacante Pedro, colocando o Rubro-Negro novamente entre os quatro melhores da competição mais democrática do Brasil.

O time comandado pelo técnico Dorival Júnior, que vive grande fase na temporada, estando vivo na Libertadores e na disputa do título do Campeonato Brasileiro, terá pela frente um clássico regional em disputa por vaga na final da CB: o São Paulo, que ficou no 2 a 2 com o América-MG depois de vencer o time mineiro por 1 a 0 no Morumbi, será o grande adversário do time da Gávea. Esta será a sétima vez que as equipes se enfrentarão em um jogo de mata-mata na história.

Nos outros seis jogos anteriores, um equilíbrio entre os times é o que prevalece: 3 triunfos do Flamengo e 3 triunfos do São Paulo. Pela Copa do Brasil, o único embate entre os rivais aconteceu em 2020, em jogos válidos pelas quartas de final do torneio daquele ano, em que o Tricolor Paulista acabou levando a melhor. Fora duas vitórias do time paulista: 2 a 1 no Maracanã (com dois gols de Brenner) e 3 a 0 no Morumbi (com dois gols de Luciano e um de Pablo).

Confrontos históricos entre as equipes em jogos eliminatórios

Retrospecto entre os rivais em mata-matas
Ano Competição Fase
Time que avançou
1993 Libertadores Quartas de final São Paulo
1993 Supercopa Libertadores Final São Paulo
1996 Copa Ouro Conmebol Final Flamengo
1997 Copa Rio-SP Semifinal Flamengo
2001 Copa dos Campeões Final Flamengo
2020 Copa do Brasil Quartas de final São Paulo