Flamengo e Corinthians se reencontram na noite da última quarta-feira (19) para o segundo jogo da grande final da Copa do Brasil. O jogo no Maracanã contou com muitos momentos de emoção e a disputa para definir o grande vencedor da temporada foi levada para as penalidades máximas. O Rubro-Negro Carioca abriu o placar com Pedro logo aos 7 minutos da primeira etapa, mas o Corinthians acabou dominando a segunda etapa e chegou ao empate com Giuliano aos 37 minutos, levando a partida para a decisão na marca penal. Apesar de começar com Cássio pegando uma penalidade, o Corinthians acabou desperdiçando duas cobranças com Fagner e Mateus Vital e acabou cedendo o tetra campeonato para o rubro-negro carioca.

A vitória do Flamengo na final da Copa do Brasil, competição mais democrática do futebol brasileiro, representou a sexta vez que a equipe da Gávea despachou o Timão em mata-mata - considerando a vitória nas penalidades máximas. Na atual temporada, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior eliminou os comandados do técnico Vítor Pereira nas quartas de final da Libertadores e, agora, disputam a final brasileira contra o Atlético Paranaense.

Esta é, a saber, a terceira eliminação seguida do Corinthians diante da equipe do Flamengo em jogos de mata-mata, tendo em vista que, em 2019, os cariocas eliminaram os paulistas na Copa do Brasil, na fase das oitavas de final. Confira, portanto, como ficou o retrospecto entre as equipes em jogos de mata-mata na história.

Confrontos históricos entre as equipes

Retrospecto entre os rivais em mata-matas
Ano Competição Fase
Time que avançou
1984 Brasileirão Quartas Corinthians
1989 Copa do Brasil Quartas Flamengo
1991 Supercopa do Brasil Final Corinthians
1997 Rio-SP Quartas Flamengo
2010 Libertadores Oitavas Flamengo
2018 Copa do Brasil Semifinal Corinthians
2019 Copa do Brasil Oitavas Flamengo
2022 Libertadores Quartas Flamengo
2022 Copa do Brasil Final Flamengo