A recorrente troca de técnicos no futebol brasileiro é um aspecto que o torcedor já está bastante acostumado. A mais nova demissão da vez foi o técnico Paulo Sousa, que estava comandando o Flamengo desde o começo deste ano. O comandante não resistiu a mais uma derrota da equipe rubro-negra, agora diante do Red Bull Bragantino, em jogo do Campeonato Brasileiro 2022.

Agindo rapidamente, a equipe rubro negra da Gávea acertou com um novo treinador para a temporada: trata-se do técnico Dorival Júnior, que estava comandando a equipe do Ceará na atual temporada. Ele chega com contrato válido até o final do ano e dirige a equipe do Flamengo no restante do Campeonato Brasileiro da Série A, além de encarar as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores da América, cujos primeiros jogos estão marcados para o final deste mês.

Aos 60 anos, essa será a terceira passagem de Dorival pelo comando técnico do clube carioca, uma vez que ele dirigiu o Flamengo em 2012, onde fez 27 jogos e obteve 8 vitórias, e em 2013, quando deixou o clube com 10 jogos e sete vitórias, além de 2018, quando fez apenas 12 jogos à frente da equipe, obtendo 7 vitórias.

Sendo assim, como técnico do Flamengo, Dorival Júnior tem 49 partidas disputadas no currículo, tendo vencido 22 delas, empatado 15 e sido derrotado em 12 jogos. No Ceará, o seu retrospecto desde 2021 era ainda melhor: o técnico de 60 anos tinha 18 partidas à frente da equipe, tendo conquistado 11 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas.

Paulo Souza deixa o comando técnico do Flamengo com 32 jogos disputados na atual temporada, 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. Apesar dos bons números, as atuações da equipe não estavam convencendo o torcedor que já havia solicitado a saída do treinador há algumas semanas. O pior desempenho fica mesmo por conta do Campeonato Brasileiro, dado que em 10 jogos disputados, a equipe venceu três, empatou três e foi superada em outros quatro jogos. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe carioca tem zero gols de saldo, uma vez que fez 10 gols e sofreu outros 10 nas partidas que disputou.

QUANTIDADE DE TROCAS DE COMANDO TÉCNICO

QUEM MAIS VEZES TROCOU DE COMANDANTE
CLUBE TROCAS/TÉCNICOS
Vasco 49 trocas - 32 técnicos
Flamengo 48 trocas - 32 técnicos
Fluminense 44 trocas - 30 técnicos
Botafogo 40 trocas - 36 técnicos
Atlético-MG 40 trocas - 28 técnicos
Internacional 39 trocas - 30 técnicos
Cruzeiro 35 trocas - 26 técnicos
Santos 32 trocas - 26 técnicos
Palmeiras 31 trocas - 26 técnicos
Corinthians 31 trocas - 22 técnicos
São Paulo 28 trocas - 22 técnicos
Grêmio 28 trocas - 22 técnicos