Em termos de participações diretas em gols, ninguém tem números mais expressivos do que Lionel Messi na história das Copas do Mundo. São 13 gols e 9 assistências nas cinco edições disputadas pelo argentino até aqui, somando 22 participações. O camisa 10 está à frente de Klose (16 gols e 3 assistências), Ronaldo (15 gols e 4 assitências), Gerd Müller (14 gols e 5 assistências) e Pelé (12 gols, 7 assistências) no ranking.

Persistindo o empate de 3 a 3 no tempo normal e na prorrogação na grande final do último domingo (18), com direito a dois gols marcados por Messi e um hat trick de Kylian Mbappe, a primeira conquista de Mundial da carreira de Messi aconteceu após os hermanos baterem os franceses nas penalidades máximas. Emiliano Martínez pegou a cobrança de Colman e Aurélien Tchouaméni acabou desperdiçando.

Com os dois gols marcados no jogo final, Messi terminou sua participação com 7 gols e 3 assistências na Copa do Catar, além de ser eleito o craque do campeonato. O jogador do Paris Saint-Germain ainda conquistou o feito de se tornar o argentino com mais gols na história das Copas: agora são 13 tentos em 26 partidas disputadas.

Confira, de acordo com o jornalista Rodolfo Rodrigues, os jogadores com o maior número de participações diretas em gols na história das Copas do Mundo desde 1930.

Mais participações em gols na história dos Mundiais desde 1930

Nome
Participações
Lionel Messi (Argentina) 22 (13 gols, 9 assistências)
Miroslav Klose (Alemanha) 19 (16 gols, 3 assistências)
Ronaldo (Brasil) 19 (15 gols, 4 assitências)
Gerd Müller (Alemanha) 19 (14 gols, 5 assistências)
Pelé (Brasil) 19 (12 gols, 7 assistências)