Lembram do GP da Inglaterra de 2021? Pois é, ele esta de volta em 2022, para quem sabe assim como foi no último ano, neste também mudar a cara do campeonato, que até o momento está com pinta de bicampeonato para Max Verstappen, que lidera a classificação de pilotos com uma certa folga sobre o segundo colocado - 46 pontos separam Verstappen e Sergio Perez.
Com uma rivalidade criada entre Verstappen e Lewis Hamilton em 2021 justamente em Silverstone, o grande prêmio deste ano chega carregado de tensão, principalmente após as declarações de Nelson Piquet - sogro do holandês da RBR sobre o piloto da Mercedes.
Sim, em uma reunião marcada para essa sexta-feira - 01 de julho, onde as equipes irão debater sobre os "pulinhos" dos carros durante as provas já realizadas no calendário de 2022, muito provavelmente Max Verstappen terá que responder sobre as declarações racistas de Nelson Piquet direcionadas a Hamilton e condenadas pela Fórmula 1 e pela Federação Internacional de Automobilismo - FIA, no começo desta semana.
Mas voltando ao campeonato 2022 em específico, a Ferrari que liderava a competição e nas últimas seis últimas provas perdeu este posto, terá em Silverstone - na Inglaterra uma nova oportunidade de dar a volta por cima, visto que este circuito é favorável aos carros da escuderia italiana. Atualmente Charles Leclerc ocupa a teceria colocação na classificação de pilotos - com 49 pontos de distância para o líder.
Circuito de Silverstone - Características
A pista de Silverstone é uma das que cobra e muito dos pneus de um Fórmula 1, muito disso por conta de suas curvas de alta velocidade. Por isso mesmo a Pirelli irá fornecer as equipes três compostos mais duros de sua gama, repetindo o GP da Espanha.
No entanto, o GP da Inglaterra é o que menos cobra dos freios, uma vez que os pilotos acionam os mesmos em 8% da volta, fazendo com que os motores mais eficientes levem vantagem.
Com 5.891 quilômetros de extensão e com 52 voltas, o Circuito de Silverstone possui duas zonas de DRS, nas curvas 5 e 14, onde em 2020 o recorde da pista foi de 1m27s097 - marcado por Max Verstappen e até hoje permanecendo desta forma.
Curiosidades do GP da Inglaterra
- Com grande importância para a Fórmula 1, foi em Silverstone que a categoria realizou a sua primeira corrida da história, a 70 anos atrás.
- Os nomes das retas Wellington e Hangar contam um pouco da história da pista, que antes de promover corridas era uma base aérea e fora utilizada na Segunda Guerra Mundial para treinar pilotos do país.
- Os pilotos britânicos costuma se dar bem em Silverstone, onde dos quatro maiores vencedores da história, três são ingleses: Lewis Hamilton, Nigel Mansell e Jim Clark.
- O nome do principal piloto da Mercedes é a única pessoa a ter um dos trechos da pista de Silverstone com seu nome, onde a partir de 2020 a reta principal passou a ser chamada de Hamilton.
Horários e onde acompanhar o GP da Inglaterra de F1
Sexta-Feira - 1 de julho
- Treino Livre 1: 9h30 - BandSports
- Treino Livre 2: 12h - BandSports
Sábado - 2 de julho
- Treino Livre 3: 8h - BandSports
- Treino Classificatório: 11h - Band
Domingo - 3 de julho
- GP da Inglaterra de F1: 11h (largada) - Band e BandNewsFM
Siga o Palpite Diário no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias, palpites e prognósticos esportivos.