Tendo nós um dos melhores campeonatos de futebol do mundo, o Campeonato Brasileiro, que nos últimos anos vem sendo muito bem disputado e com diversas batalhas por vagas e título, sem esqueceremos da zona de rebaixamento; você saberia me dizer quais seriam os maiores clássicos do futebol nacional?
Se você não souber responder a esta pergunta, fique tranquilo que traremos a partir de agora aqui neste site esta e outras informações a respeito dos maiores clássicos do Brasil, onde esses as vezes passam dos limites regionais, parando cidades, estados e até mesmo o país.
Porém, qual é considerado o maior clássico do futebol brasileiro hoje em dia?
Obviamente que para o torcedor, o maior clássico será aquele quem contém o seu time do coração, onde esse mesmo sempre odiará o time rival.
Por fim, não há como declarar que esse ou aquele é o maior e melhor clássico do futebol brasileiro, uma vez que cada um deles conta com uma história muito particular, com suas peculariedades, sua lógica e sua origem.
Assim, levando em conta todos esses aspectos, traremos abaixo os maiores clássicos brasileiros; confira!
Maiores Clássicos do Futebol no Brasil
Clássico AtleTiba
- O duelo entre Athletico e Coritiba denominado de AtleTiba é uma das maiores rivalidades do futebol nacional. O "ódio" entre as duas torcidas é tamanha a ponto de um ou outro está jogando contra um time qualquer e ainda assim ser lembrado pelo grande rival. Os dois maiores clubes de futebol do Paraná possuem um título brasileiro cada, somando ainda mais de 60 conquistas do campeonato estadual, sendo 38 para o Coxa (Coritiba) e 26 para o Furacão (Athletico), com mais de 380 confrontos entre eles, com 10 vitórias para o Athletico em 19 decisões entre as duas equipes.
Clássico Mineiro
- O encontro entre Atlético-MG e Cruzeiro que não conta com nenhuma denominação em específico é sim uma das maiores rivalidades do futebol nacional, com quase cem anos de história. Contando com duas versões - a Atleticana e a Cruzeirense, ambos os clubes puxam o "assado" para seu lado, visto que na versão atleticana eles contam com mais de 500 duelos disputados e mais de trinta vitórias de vantagem para o Galo. Por sua vez, os cruzeirenses dizem que são pouco mais de 490 clássicos contra o Atlético-MG. O que não se pode discutir são os títulos conquistados por ambos, onde somados chegam a mais de 70 taças, com o Galo tendo uma ampla vantagem a nível estadual, já a Raposa leva a melhor em âmbito nacional e internacional.
Clássico da Ilha
- Considerado o clássico mais antigo do futebol no estado de Santa Catarina, com 98 anos marcados em 2022, projeta-se que até o centenário as duas equipes já tenham duelado mais de 430 vezes, onde atualmente o Avaí conta com apenas três vitórias a mais que o Figueirense, por sua vez, o Figueira leva vantagem na contagem de títulos: 18 contra 17 do Avaí.
Clássico Ba-Vi
- Sim, o clássico onde se enfrentam os principais times da cidade de Salvador e do estado da Bahia, já conta com mais de 90 anos de duelos, com 480 confrontos ao longo desta história. O Bahia no quesito vitórias e conquistas leva ampla vantagem sobre o Vitória.
Clássico Rei
- Mais conhecido por Choque-Rei, este é o encontro entre as duas principais equipes do estado do Ceará, com uma rivalidade de mais de 100 anos e que já decidiu um título logo no primeiro duelo entre Ceará x Fortaleza. A rivalidade é tamanha que já conta com mais de 580 jogos, com o Vozão levando vantagem sobre o Leão do Pici. Quanto à contagem de títulos estaduais, o Ceará possui 45 contra 43 do Fortaleza.
Dérbi Paulista
- O Dérbi Paulista nada mais é que o encontro entre Corinthians e Palmeiras - um dos maiores clássicos do futebol nacional e por que não dizer do mundo. Com uma intensa disputa em campo e pela grande rivalidade entre as duas equipes, que contam com 78 títulos. Com mais de 370 partidas entre as duas equipes até os dias de hoje, o Verdão conta com 132 vitórias contra 129 do Timão - 113 empates fecham esses números.
Derby do Cerrado
- Desde 1973 duelando, Goiás e Vila Nova fazem o Clássico do Cerrado, onde o Esmeraldino leva ampla vantagem sobre os Rubros no número de vitórias, com mais de 10 títulos estadual de vantagem.
Derby Campineiro
- Um dos clássicos mais quentes da história do futebol nacional, Guarani e Ponte Preta fazem o duelo campineiro, com pouco menos de 200 confrontos e com pequena vantagem do Bugre sobre o rival.
Clássico RePa
- Um dos maiores clássicos do mundo, Remo e Paysandy já se encararam em mais de 750 confrontos, com mais de 260 vitórias para o Remo e 230 para o Paysandu. Extremamente valorizado por seu povo, o Clássico RePa é o grande confronto do estado do Pará e da cidade de Belém.
Clássico das Multidões
- Duelo dos maiores clubes de Pernambuco, Santa Cruz e Sport já se enfrentaram em mais de 560 partidas, com uma larga vantagem para o Leão - mais de cinquenta vitórias sobre o Tricolor. Além disso, o Sport ainda leva vantagem na contagem dos títulos, com 42 contra 29 do rival. Porém, o Santa Cruz conta com a história a seu favor, uma vez que venceu o único clássico internacional entre as duas equipes, pelo placar de 1x0, válido pela Copa Sul-Americana; isso sem falar na maior goleada aplicada até aqui - 7x0 em 1934.
Clássico FlaFlu
- Sendo considerado um dos maiores clássicos do estado do Rio de Janeiro, do Brasil e porque não do mundo, o confronto entre Flamengo x Fluminense que conta com mais de 370 jogos, conta também com uma pequena vantagem do Rubro-Negro sobre o Tricolor das Laranjeiras no quesito vitórias - 135 contra 116. Em gols, o Flamengo anotou 527 e sofreu 481 - mais uma vantagem sobre o seu principal rival que busca todos os anos diminuir essa diferença.
Clássico GreNal
- E por fim deixamos se não o maior de todos, um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro, sul-americano e mundial, principalmente no que se refere à rivalidade dentro e fora de campo, onde assim como no clássico AtleTiba, em dias de jogos de Inter e Grêmio com outras equipes, os torcedores não esquecem do rival em seus cânticos. Grêmio e Inter que possuem mais de 435 partidas, tem o Colorado na frente do Tricolor em números de vitórias; são 160 para o lado vermelho contra 139 para o lado azul. Juntos, somam quase 90 títulos, com 5 Libertadores, 5 Campeonatos Brasileiro e 6 Copa do Brasil. Enquanto pelos lados do Beira-Rio o Inter conta coma mais títulos estaduais e do Brasileiro, pelos lados da Arena o Grêmio da o troco em conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores, porém, apenas o Inter tem o Mundial de Clubes da "FIFA"; o Grêmio sim ganhou o Mundial, quando ele ainda era disputado em uma só partida diante do campeão europeu. Lembramos que pela Libertadores, os dois se enfrentaram apenas duas vezes na história, com uma vitória gremista e um empate.
E assim encerramos mais uma história do futebol brasileiro e mundial contada por nós aqui neste site; espero que tenham gostado! Se sim, curta a nossa página e compartilhem essa e as demais matérias publicadas no Palpite Diário.
Siga o Palpite Diário no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias, palpites e prognósticos esportivos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.