A temporada 2023 do Cartola FC começou oficialmente. Novamente, o maior fantasy game do futebol brasileiro entra em cena para trazer um pouco mais de emoção aos apaixonados pela série A do Campeonato Brasileiro.

Entretanto, é necessário ter uma quantidade elevada de patrimônio para poder escalar os melhores jogadores em uma mesma rodada. Para isso, é importante escolher a melhor estratégia no início, que é a etapa mais fácil para conseguir um aumento brusco de cartoletas.

Por isso, confira abaixo a melhor estratégia para valorização na temporada 2023 do Cartola FC.

Veja a melhor estratégia para o Cartola FC 2023

Primeiramente, é importante dizer que a estratégia possui 3 etapas: A da 1ª rodada, a da 2ª rodada e por fim, a etapa que vai da 3ª rodada até o fim do campeonato. Cada etapa tem suas regras específicas, ou seja, a valorização dos jogadores depende de diferentes fórmulas.

1ª RODADA

Na primeira rodada do game, é importante se atentar para a pontuação mínima que um jogador precisa para gerar valorização na rodada. Pelo fato de todos os cartoleiros começarem com 100 cartoletas, existe grande dificuldade em formar um time competitivo pelo pequeno patrimônio inicial.

Sendo assim, a melhor alternativa é escolher jogadores de custo intermediário no mercado (entre 5 e 9 cartoletas). Estas são as opções com maior potencial de valorização na rodada inicial do game.

O cálculo é relativamente simples: Nesta etapa, o jogador precisa ter de pontuação cerca de 60% do seu valor. Ou seja, se determinado atleta custa 10 cartoletas, sua pontuação mínima para valorizar é de aproximadamente 6 pontos. Veja alguns exemplos abaixo:

JOGADOR (TIME) CUSTO MÍNIMO PARA VALORIZAR
Luis Suárez (Grêmio) C$23 13,80 pontos
Gabriel (Flamengo) C$20 12 pontos
Marcos Rocha (Palmeiras) C$5 3 pontos
David Luiz (Flamengo) C$8 4,8 pontos
Patrick (Atlético-MG) C$10 6 pontos

*Dica: Escale um time que custe entre C$85 e C$95. Em todas as temporadas, alguns jogadores são escolhidos como "bons e baratos", com custo de C$5, o que é um bom caminho para montar um time competitivo e com bom potencial de pontuação na 1ª rodada.

2ª RODADA

Aqui se encontra a etapa que causa mais confusão entre os cartoleiros, principalmente porque já há um desempenho em rodada anterior para levar em consideração. Por isso, ESCALE JOGADORES QUE VALORIZARAM NA 1ª RODADA!!!

Essa dica tem como embasamento o sistema de média, que é o principal balizador do custo de todos os jogadores durante todo o campeonato. Sendo assim, a ideia é que o jogador seguirá valorizando se o desempenho somado das 2 primeiras rodadas seja superior ao seu preço.

EXEMPLO: Se um jogador custa C$10 e fizer 20 pontos, ele terá uma valorização significativa, de aproximadamente 8 cartoletas. Com isso, na 2ª rodada, se o mesmo jogador fizer -1 ponto, ele ainda terá uma pequena valorização, já que a pontuação somada das 2 rodadas seguirá sendo maior que seu preço.

3ª ATÉ A ÚLTIMA RODADA

Esta última etapa é a mais simples: O objetivo é focar em jogadores que desvalorizaram na rodada anterior. O raciocínio é óbvio, já que estes atletas precisam apenas superar a pontuação da rodada anterior para começar a valorizar no mercado.

Confira abaixo os jogos da 3ª rodada da série A do Campeonato Brasileiro 2023:

Sábado (29/04)

  • Fortaleza x Fluminense - 16h30 (Arena Castelão)
  • Coritiba x São Paulo - 16h30 (Couto Pereira)
  • Palmeiras x Corinthians - 18h30 (Allianz Parque)
  • Santos x América-MG - 18h30 (Vila Belmiro)
  • RB Bragantino x Cruzeiro - 18h30 (Nabi Abi Chedid)
  • Atlético-MG x Athletico - 21h (Arena Independência)

Domingo (30/04)

  • Flamengo x Botafogo - 16h (Maracanã)
  • Cuiabá x Grêmio - 18h30 (Arena Pantanal)
  • Internacional x Goiás - 18h30 (Beira-Rio)

Segunda-feira (01/05)

  • Vasco da Gama x Bahia - 20h (São Januário)