Você sabia que Sebastian Vettel esteve muito perto de correr pela Honda após seu contrato com a Red Bull (escola de pilotos) e BMW (piloto reserva) estar próximo de seu final. Sim, segundo Otmar Szafnauer, o piloto alemão que em 2022 irá pendurar seu capacete, só não virou piloto da marca japonesa por conta de Gil De Ferran - direito esportivo da equipe Honda na época.
Em um livro de memórias, Szafnauer resolveu contar um pouco dos fatos que vivenciou na Fórmula 1 naquela época, bem como o flerte com Sebastian Vettel com a equipe japonesa antes de estrear pela categoria.
Vale salientar que o norte-americano também fez parte do comando da equipe; hoje ele comanda a Alpine, só pra questão de entendimento.
Vettel na Honda?
Sim e não, sim porque o próprio piloto alemão quando viu seu contrato de piloto reserva se finalizar com a Red Bull e BMW, procurou a marca japonesa, porém, muito novo não fora aceito por Gil De Ferran, que como já contamos acima, na época era diretor esportivo da Honda. Não, por que não assinou e acabou ficando com a BMW e posteriormente com a RBR, onde daria início ao vitorioso casamento e aos quatro títulos mundiais conquistados.
Em seu livro de memória, Szafnauer contou o seguinte sobre Vettel e sua procura a Honda:
"Seb veio até mim e disse: ‘Tenho um prazo de duas semanas’. Ele era jovem, tinha apenas 19 anos", destacou o atual chefe da Alpine que seguiu escrevendo:
"Havia um período de duas semanas, quando terminava o contrato com a RBR, e acho que com a BMW também, e então ele: ‘Estão interessados em me contratar?’.
O norte-americano confessou que naquela época já via no garoto franzino o seu potencial, porém, passou a bola para Gil De Ferran, que nem ligou para a vontade do alemão em defender a sua equipe (mal sabia ele que nos anos seguintes se tornaria um dos maiores pilotos da história da F1).
Porem, Szafnauer disse a ele próprio: "Esse cara é bom" e foi até o brasileiro, onde falou: "Temos duas semanas para contratar Vettel", Gil respondeu: "Não se preocupe, estou de olho nele".
Sem sentir muita firmeza em seu diretor-esportivo, o americano o confrontou, mas sem ser ouvido, quando disse: "O que você que dizer com ‘estou de olho nele?’, temos duas semanas. Não o contratamos, de qualquer forma", lamentou.
Com essa fala, todos que amam a Fórmula 1 já conhecem o resto da história, com Sebastian Vettel fazendo sua estreia em 2007 pela BMW, substituindo Robert Kubica no GP dos Estados Unidos e marcando seu primeiro ponto em sua primeira corrida oficial na categoria.
No ano seguinte já na Toro Rosso, assombrou o mundo com a pole-position no GP da Itália e a vitória de ponta a ponta.
Chegando a Red Bull Racing, dominou o mundo da F1, onde conquistou a mesma de 2010 a 2013.
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