A cinco dias do GP da Inglaterra 2022, no Circuito de Silverstone, traremos aqui para o amigo leitor deste site um pouco da história da Fórmula 1, que segue sendo a principal categoria do automobilismo mundial.
Com mais de 70 anos de existência, a F1 já viu passar pelos boxes mais de 700 pilotos, onde esses obviamente entraram na categoria buscando a glória máxima, que nada mais é que o título de campeão mundial, mas isso é para poucos, tanto que atualmente contamos apenas com 34 campeões na história da categoria.
Neste artigo, traremos para você os dez pilotos que mais tiveram que andar ou esperar entre sua estreia na categoria até a "glória máxima", já comentada acima.
Desta forma, confira aqui conosco os 10 pilotos que rodaram e muito até a conquista do título de campeão da Fórmula 1.
Dez pilotos com mais rodagem até a conquista do título da F1
10º - Mario Andretti
- Estreando na Fórmula 1 em 1968, o piloto norte-americano só veio a conquistar seu primeiro e único título da categoria em 1978 - dez anos ou 79 grandes prêmios depois de sua primeira corrida na categoria, no entanto, o que poucos sabiam é que ele seria o sexto e último piloto a levar a Lotus a uma conquista da F1, isso sem falar que seria o segundo e último campeão pelos Estados Unidos até os dias de hoje.
9º - Alan Jones
- Assim como o norte-americano, Alan Jones seria o último campeão mundial de F1 de seu país. De sua estreia na categoria até o seu primeiro e único título mundial, se passaram 80 grandes prêmios, quando finalmente Jones em 1980 a bordo de sua Williams conquistaria a glória máxima.
8º - Alain Prost
- Sim, o francês tetracampeão mundial de F1 também não teve vida fácil em seus primeiros anos na categoria. Estreando na mesma em 1980 a bordo de uma McLaren, Alain Prost só conquistaria seu primeiro título mundial cinco anos depois ou 87 grandes prêmios após sua primeira experiência como piloto titular de um Fórmula 1, porém, antes disso, já havia ficado com o vice-campeonato por duas vezes seguidas, em 1983 e 1984.
7º - Jody Scheckter
- Com 97 grandes prêmios antes de seu título mundial, o sul-africano que havia estreado na categoria em 1972, só viria a ser campeão mundial de F1 em 1979, onde antes disso ficou no quase em 1977.
6º - Mika Hakkinen
- O finlandês Hakkinen, que fora um dos principais rivais de Michael Schumacher nos anos 90, precisou mais de 100 grandes prêmios antes de conquistar seu primeiro título da Fórmula 1; isso veio a ocorrer em 1998, sete anos após sua estreia, conquistando o bi em 1999.
5º - Kimi Raikkonen
- Seguindo os passos de Mika Hakkinen, outro finlandês campeão mundial fora Kimi Raikkonen, mais conhecido no Circo da F1 com o "Homem de Gelo". Estreando na categoria em 2001, a bordo da Sauber, Raikkonen que mais tarde viria a se transferir para a McLaren, fora campeão mundial de pilotos apenas em 2007, já a bordo da Ferrari, aonde esse veio a substituir a lenda Michael Schumacher e tendo como principais rivais Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
4º - Max Verstappen
- O atual campeão mundial de Fórmula 1 também não teve sua vida facilitada na categoria até chegar a sua primeira e única conquista de título até aqui. O jovem piloto holandês antes de sagrar-se campeão de F1, precisou de 141 grandes prêmios para tal feito, onde em 2021 a bordo de sua Red Bull Racing, no GP de Abu Dhabi, levou a melhor sobre Lewis Hamilton nas últimas curvas do autódromo para entrar no TOP FIVE desta lista; sete anos após sua primeira corrida na categoria.
3º - Jenson Button
- Com apenas uma vitória entre sua estreia em 2000 até 2008, o britânico no ano seguinte deu a volta por cima e a bordo da Brawn conquistou seu único título de pilotos na F1, onde após esse feito, piloto e equipe sumiram no ano seguinte. Jenson Button precisou de 169 grandes prêmios antes de levar o título.
2º - Nigel Mansell
- Entre os fãs mais velhos da F1 quem não se lembra do "Leão Inglês"? Pois é, Mansell foi um dos pilotos da principal categoria do automobilismo mundial a esperar mais pela conquista do título. Desde sua estreia na Fórmula 1 em 1980 até a conquista do Mundial, se passaram mais de 175 GPs ou 12 anos, onde em 1992 finalmente a glória máxima fora alcançada; em sua décima terceira temporada. Nigel Mansell também fora uma dos principais rivais do brasileiro Ayrton Senna.
1º - Nico Rosberg
- Porém, se contarmos em números de grandes prêmios, ninguém supera o alemão Nico Rosberg, que precisou mais de 205 corridas para ver a glória máxima, em 2016, após 11 temporadas na F1, donde dias depois da conquista inédita e de forma surpreendente, viria a abandonar a categoria, entrando assim para a história desta.
Siga o Palpite Diário no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias, palpites e prognósticos esportivos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.